Meu primeiro contato com uma cloud

Comecei a usar cloud há alguns meses na Equilibra Digital (empresa em que trabalho) pois tínhamos um projeto que iria passar por uma grande quantidade de acessos simultâneos e ficamos preocupados em colocá-lo em uma hospedagem compartilhada e sofrermos por sobrecarga do servidor.

Minha primeira ideia foi de utilizarmos uma cloud por conhecer previamente a elasticidade do serviço e possibilidade de fornecermos mais recursos com apenas algumas poucas configurações.

Mas se você assim como eu trabalha com uma equipe pequena, mesmo sabendo de todos os benefícios de uma cloud, ainda fica receoso com todas as configurações que precisa ser feito para fazer a computação na nuvem funcionar.

Vou listar aqui algumas das maiores vantagens que eu percebi e que me fizeram optar (definitivamente) pelo serviço de hospedagem em nuvem, além disso se você assim como eu tem uma equipe pequena e tem receio da quantidade de configurações necessárias para se fazer uma nuvem funcionar bem. Eu tenho uma excelente dica para você no final desse post.

1 – Custo benefício

Isso mesmo! Custo benefício. Como?

O plano básico para ‘startup’ de 5 sites custa na Hostgator (empresa de hospedagem compartilhada que mais me atraiu inicialmente) cerca de 32,99/mês.

imagem de hospedagem compartilhada

Já com quase o mesmo valor você consegue ($10) você consegue o plano 40GB SSD, que apesar da compartilhada ter maior quantidade pra armazenamento, a cloud da maior desempenho:

imagem dos planos da VULTR

2 – A Cloud é configurável!

Apesar de ser a principal desvantagem, por demandar uma quantidade enorme de tempo por parte do desenvolvedor para se configurar parte a parte de uma cloud. É também uma enorme vantagem.

Por experiência própria posso dizer que nada mais irritantes quando você tem um projeto que demanda recursos como mudar nas configurações a quantidade de MB disponíveis na memória (para quem trabalha com PHP eu não preciso dizer mais nada, não é mesmo?).

Se você utiliza PHP e hospedagem compartilhada para desenvolver projetos grandes você já sentiu essa dor. Está a pleno gás e dar deploy na sua aplicação.

De repente você descobre que após configurar tudo sua hospedagem não te da suporte necessário que você precisa.

Em uma cloud você precisará no máximo mexer em alguns arquivos de configuração de sua máquina, mas numa hospedagem compartilhada você terá que procurar outras soluções.

Visto que eles sempre alegam não poderem mudar as configurações da máquina.

Por ser uma máquina compartilhada e poder acabarem prejudicando os demais usuários que utilizam o serviço daquele servidor específico.

3 – Acesso SSH/SFTP

Nada mais cômodo e seguro para um desenvolvedor usar o SSH para utilizar o terminal tranquilamente na sua hospedagem correto? Sei que algumas hospedagem fornecem esse serviço mas não é uma regra.

Já numa cloud como a responsabilidade de configurar tudo é sua você também pode optar por utilizar o serviço de SSH.

4 – Escalabilidade e Desempenho

Aqui eu não preciso dizer muito não é mesmo? Se você já conhece o básico de uma cloud já sabe que elas têm um desempenho muito superior a uma hospedagem compartilhada.

Além disso é possível aumentar seus recursos sem muito esforço.

Ao contrário de uma hospedagem compartilhada que você terá que trocar de plano e por consequência de servidor. Assim inevitavelmente tendo que reconfigurar tudo do zero.

Hoje em dia toda as grande aplicações web estão em servidores clouds por esse exato motivo. Sem as clouds não teríamos conseguido chegar onde chegamos em termos de capacidade computacional.

A grande dica

Bom, se você é um desenvolvedor assim como eu e não tem uma equipe dentro de sua empresa responsável por DevOps você provavelmente já teve vontade de usar uma cloud e desistiu por simplesmente ser trabalhoso se configurar uma.

Bom, se esse for o caso vou te dar uma boa notícia: Cloudways.

Com a Cloudways é possível aproveitar todos os benefícios que uma cloud pode te dar sem precisar dedicar tanto tempo às configurações.

Além disso você ganha a facilidade de com um clique instalar o certificado SSL em todos seus sites.

Ao clicar no link à cima você irá ser direcionado para a Cloudways com meu link de afiliado. Caso não queira me ajudar colocarei a baixo o link pelo programa de afiliado e sem o programa de afiliado.

Você pode escolher qualquer um dos dois que quiser, mas vale a pena dar uma olhada no serviço da Cloudways:

Com afiliação:

https://www.cloudways.com/en/?id=121637

Sem afiliação:

cloudways.com

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDomine o tempo na sua aplicação com o Carbon
Marco é desenvolvedor Web desde 2011. Vem trabalhando e se especializando em Marketing Digital, SEO e Inbound Marketing. Por apresentar conhecimento em diversas áreas, Marco denomina seu trabalho como de soluções web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here